quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Crônicas do dia-a-dia III – “RAVE”

Ando meio desatualizada dos movimentos jovens, ouço falar em festas "Raves" e resolvi pesquisar para me atualizar.

"Rave é um tipo de festa que acontece em sítios (longe dos centros urbanos) ou galpões, com música eletrônica. É um evento de longa duração, normalmente acima de 12 horas, onde DJs e artistas plásticos, visuais e performáticos apresentam seus trabalhos, interagindo, dessa forma, com o público. O termo "rave" foi originalmente usado por caribenhos de Londres em 1960 para denominar sua festa local. Em meados da década de 80, o termo começou a ser usado para descrever uma cultura que cresceu do movimento "acid house" de Chicago e evoluiu no Reino Unido."

Pela descrição acima parece ser uma festa inocente.

Vamos analisar de perto, um ser humano normal agüenta uma festa bem por seis horas sem auxílio de drogas. Para que fique mais tempo ele tem que estar embriagado ou utilizando qualquer tipo de estimulante. Falando o português claro drogado.

As músicas eletrônicas, que tocam nesses eventos, são indutivas e levam a um comportamento alienado, som extremamente alto e repetitivo quase que como um hipnótico.

Um ambiente propício para que o narcotráfico faça novos adeptos e aumente seu séquito, com isso gerando mais lucros e um futuro ser humano insano.

Pesquisei mais para não ser uma pessoa chata e ultrapassada, buscava uma coisa boa, mas só descobri que diversos jovens já morreram em festas raves. Morreram por excesso de drogas ou por acidentes provocados por estar drogado. Jovens com futuros, provavelmente, brilhante que perderam suas vidas numa inocente festa rave.

Encontro notícias de jovens presos levando drogas pesadas para as festas, traficantes do asfalto.

Ouço histórias de que o consumo de água numa festa desse tipo é absurdo, pois as drogas desidratam.

Que moças são contratadas para passar através do beijo balas com drogas. A gostosa bala passou a ser "traficante", pirulitos com drogas, copos de bebidas que não podem ser largados, pois jogam drogas.

Drogas, mortes e drogas só o que achei em minhas pesquisas.

Fiquei chocada e com pena dos pais dos jovens, eles correm o risco de ver nas páginas dos jornais notícias com o nome de seus filhos como segue abaixo:

"Presos quatro jovens de classe média alta eles traziam drogas e há suspeitas que as drogas fossem para a festa rave. (RS) Olha só o que os "anjinhos" tinham: Foram apreendidas 46 doses de LSD e 470 ampolas de lança-perfume, além de um revólver calibre 38 com a numeração raspada, 20 gramas de cocaína e 20 gramas de maconha."

"As raves são festas de várias horas que, na maioria das vezes, costumas durar até dois dias. Para se manter acordado e estimulado, os usuários recorrem a drogas altamente estimulantes como o ecstasy."

"Durante a festa, um adolescente de 17 anos morreu. Ele teria sido vítima de intoxicação de drogas e outros 18 foram internados."

» Jovem morre após rave no Rio

» Delegado investiga morte em rave

» Um morre e 18 passam mal após rave

"Quando você entra, não existe uma revista eficaz. Lá dentro, é possível perceber, perfeitamente, pessoas comercializando esse tipo de substância."

O jovem era amigo de Tiago Coutinho da Costa, de 22 anos, que morreu a uma semana, em uma festa rave, no Centro. A irmã de Tiago, Fabiana Coutinho da Costa, diz que ele teria consumido drogas.

"Todo evento em local fechado precisa de autorização do Corpo de Bombeiros, através da Diretoria de Diversões Públicos. O que tem sido feito é que, praticamente, em cima do evento, 24 ou 48 horas antes, os produtores vão à Justiça, buscam uma liminar e realizam os eventos, caracterizando uma total irresponsabilidade", afirma o coronel Roni Alberto de Azevedo, relações-públicas do Corpo de Bombeiros.

Essas são algumas das notícias que encontrei sobre a famigerada festa rave e não são nem um pouco auspiciosas.

Esse tipo de movimento criado e apoiado pela mídia serve como um curral para novos seguidores da droga engrossando os bolsos do narcotráfico a chaga mundial dos nossos tempos.

Graças a deus não tenho filhos adolescentes para acompanhar.

De Eliana Rocha

5 comentários:

Allan Sesto disse...

eeeita nois...fala mesmo que nao sabe...julga sem saber...droga...droga tem em todo lugar hoje em dia,criticar as festas raves é facil,agora analisar a sociedade em que ponto ela esta chegando ninguem analisa.

ja ouviu falar de briga em rave???assasinato??? vc pode se matar usando drogas??? pode..mais é pra buscar uma sensação de bem estar e felicidade que o mundo q vc construiu nao oferece...

Anônimo disse...

Nossa...será que vc viw tbm as partes em que as Raves que vc tanto critica doam toneladas de alimentos em todas as edições?,que elas,em especial as maiores,fazem parte de ongs que ajudam no combate ao câncer e outras doenças?,inclusive a última edição de uma que fui que não vou nem citar o nome mais se vc procurar vai saber levou crianças deficientes lá para brincar e plantas árvores em um espaço equivalente a 3 maracanâs...é,realmente vc não deve ter visto,graças a esta merda que se chama mídia e que só ganha ibope através da desgraça dos outros,afinal,coisas boas não dam ibope né?...nesta parte eu não te culpo...aiaiaia,esta sociedade estupida e ignorante que nos observa atônicos não sabem que falam...grava só uma coisa...cada 1 tem sua cabeça e usa o que quiser por livre arbítrio..cabe a cada um ser um destes imbecis que passam dos limites e morrem ou não...entendeu?,sem mais palavras!!!

Anônimo disse...

ai ai ai viu...quem está chocada sou eu!!!
Sou mulher, sou jovem e freqüento raves...Nem por isso sou uma viciada, alias nunca fiz uso de droga alguma... EXISTEM PESSOAS E PESSOAS...q fique BEM claro!

Primeiro...vc conheceu q lado das raves? Lado da galera que usa a rave como pretexto para se encher de 'balinha'?

Segundo...Como em todos os lugares, de todos os gêneros, e de todos os tipos de pessoas há presença de drogas! Logo se conclui que: não precisa ir pra rave para se drogar, quem quer se drogar, usa em qq lugar... Livre arbítrio, como disse nosso amigo ai em cima.

Terceiro...Não julgue uma uva pelo cacho inteiro! Existem muitas pessoas (e digo muitas, pois conheço váriaaaasss) que vão nas raves, não para fazer uso de estimulantes e afins...Mas sim para curtir, sentir a música e se divertir...

Reveja seus conceitos, e pesquise novamente e da próxima vez avalie corretamente! Não seja mais uma pessoa que tira de letra o q os jornais sensacionalistas oferecem.

E por causa de pessoas com esse pensamento que as imagens das raves e das pessoas q as freqüentam estão se sujando... É uma pena mesmo...

Anônimo disse...

Antonio Carlos vc é um alienado como todos aqueles idiotas que frequentam raves. Minta pra nos que não vamos a reves, mas olhe-se no espelho e tente não mintir pra vc mesmo. Não conheço um idiota que não vá pra uma rave que não tenha usado qualquer tipo de droga, as lícitas ou não. Minha sobrinha de 19 anos foi a uma festa e com muito custo saiu de lá com algumas doses de vodka na cabeça pra não ser obrigada a consumir outras porcarias. "Curtir a música e se divertir", música? que música? Que diversão? Tum, tum tum, tum, tum... legaaaal!!! maneeeero!!! DIGA NÃO A ESSA PORCARIA!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ao amigo ai de cima ... acho que não cabe a você julgar o que é porcaria ou não ... de certo você é mais um que não sabe nada sobre o assunto e esta julgando por julgar, como ja foi dito a pessoa so faz uso de drogas se quiser, ninguem vai empurrar guela a baixo um comprimido de ecstasy na sua sobrinha !! otra ... não é todo santo dia que você ouve falar de mortes por overdose em uma festa rave ... mas agora me responda: quantas pessoas morrem por dia por apos ter consumido algumas garrafinhas de cerveja (que na minha opinião se tornou umas das piores drogas nos dias de hoje, pois não causa so morte mas tambem violencia tanto nas ruas como em sua propria casa, a tal da bebida alcoolica...)e imrresponsavelmente saem dirigindo, ou arrumam uma simples confusão com pessoas que nunca viu na vida ???
agora, o gosto musical de cada um não se discute se nos gostamos de escutar o" tum tum tum tum tum"... acho que não cabe ao senhor julgar se é bom ou ruim ... se o senhor não conhece a diversão oferecida em uma festa rave, acho que deveria se calar e continuar levando sua vidinha mediocre do jeito que esta !!!