domingo, 16 de março de 2008

Terrorismo

Vocábulo ligado a política, ideal e poder. Terrorista é aquele que impinge o pavor, o medo e a dor com a finalidade de desorganizar uma sociedade e impor uma nova ordem. Herói para uns e vilão para outros, mas suas ações são norteados por um ideal político ou religioso, quiçá os dois juntos. Já que religião sempre anda atrelada a política.

O Brasil não foge a regra e tivemos nossos terroristas, feroz como qualquer outro. Transgrediram as leis vigentes, cometeram crimes comuns em prol de uma causa, fizeram vítimas. Causaram mal a muitos inocentes, que sofreram sem nem saber o porquê do sofrimento.

As vítimas desses terroristas nunca são faladas ou cantadas, não passam de números e percentuais estatísticos. Quando conseguem ser recompensadas por suas perdas recebem o que é de Lei, portanto, o menor quinhão.

Os terroristas ou bandidos, dependendo da ótica do contexto, é herói, falado e cantado e entra para a história.

Hoje, temos no governo brasileiro vários terroristas recebendo pensões nababescas por terem sido presos, outros ocupando cargos de importância no governo e são pessoas que assaltaram bancos, roubaram armas dos quartéis, mataram, seqüestraram. Praticar crime é ser criminoso, bandido, ou fora da lei, mesmo que tenha ideal será sempre um bandido. Hobin Hood roubava para os pobres, e daí? Ele roubava, ladrão é.

Como um "bandido", com ideal, eu sei, pode ser privilegiado, agraciado, premiado e endeusado? Isso é sempre uma anomalia e os valores são sempre invertidos dependendo da causa e do contexto.

As vítimas serão sempre vítimas, números, percentuais, povo é povo sempre um detalhe.

Terrorismo com ideal político-religioso já é uma situação difícil de aceitarmos, pois fere a lei, a ordem, a moral e outros ordenamentos institucionais a mais que não lembro, no momento, para enumerar, pior fica o dito "terrorismo" das Farcs. Esse é totalmente inaceitável, pois as Farcs não passam de aglomeração de bandidos e traficantes cujo ideal é a manutenção de seu negócio espúrio, um negócio altamente lucrativo. Os verdadeiros terroristas deveriam se sentir ultrajados com essa comparação.

De: Eliana Rocha

Nenhum comentário: